Advantages of Amorphous Metal

Economia de Energia com Transformadores de Distribuição com Núcleo de Metal Amorfo

Minimizar as perdas de energia em um Transformador é o caminho para aumentar a oferta de energia. Com este conceito, a Vijai estabeleceu uma moderna e exclusiva unidade industrial para a fabricação de Transformadores de Distribuição de Metal Amorfo (TDMA). Para prevenir o aquecimento global existem muitas ações relacionadas à redução de CO2 e outras emissões de gases de efeito estufa, sendo que o uso eficiente da energia e a diminuição do uso de eletricidade são algumas alternativas. Além de diminuir o volume de energia usada, outro ponto importante é reduzir as perdas que acontecem em transformadores quando a energia, que vem de unidades geradoras através das subestações, é distribuída destas fontes geradoras pelas subestações para fábricas, edifícios e casas.

Mas o que é Metal Amorfo?

O Metal Amorfo é uma liga de Fe78-B13-Si9, que possui uma estrutura não-cristalina, que é formada pelo resfriamento rápido do metal fundido a taxas de resfriamento de 106 °C/sec.

Os átomos não ficam organizados em uma estrutura orientada de grãos (GO), mas, sim, distribuídos aleatoriamente. Depois do recozimento sob um campo magnético, esta liga exibe baixas perdas e ganha excelentes propriedades Magnéticas e Químicas, quando comparada ao material convencional.

Comprovadamente, os Transformadores de Distribuição de Metal Amorfo (TDMA) economizam energia e isto se deve ao uso do Metal Amorfo na fabricação do núcleo, pois este consegue reduzir as perdas em vazio em aproximadamente 75% quando comparado ao grau de perdas do GO convencional.

Núcleo Amorfo (vs) Núcleo GO - Fator de Elevação de Temperatura

Estas ilustrações demonstram a distribuição da temperatura das perdas do núcleo quando observado através de uma câmera de raios infra-vermelhos. O Núcleo Amorfo indica uma elevação menor de temperatura devido à baixa perda inerente do Núcleo quando comparado ao GO.

Núcleo Amorfo

Núcleo GO

Vantagens
  1. Redução das Perdas em vazio em até 75% quando comparado aos Transformadores de GO
  2. Menor Corrente de Excitação
  3. Economia cumulativa no custo da energia
  4. TOC - Custo de Aquisição para o cliente é muito menor.
  5. Menor Elevação de Temperatura no núcleo.
Comparação das Perdas em vazio do Núcleo de Metal Amorfo (vs) Núcleo de GO (conforme NBR)

Contacts

Vijai Elétrica do Brasil Ltda.

Av. das Indústrias, 400 Distrito Industrial

58.082-050 João Pessoa - PB – Brasil

Vivo: +55 (83) 9-9306-1388

Fixo: +55 (83) 3690-0006

www.vijai.com.br / marketing@vijai.com.br

Equipamento de Enrolamento do Núcleo:
Múltiplas lâminas de metal amorfo são enroladas em carretéis num sistema completamente automático, comandado por Controlador Lógico Programável (CLP).
Guilhotinas Automáticas de Corte do Núcleo:
As lâminas de metal amorfo são cortadas no comprimento desejado em equipamentos comandados por CLP, sendo então centradas e empilhadas sobre um pallet.
Tratamento Magneto-Térmico:
Os núcleos formados após o corte são recozidos em um Forno de Recozimento Contínuo, enquanto são expostos a um Campo Eletromagnético, sendo esta uma tecnologia patenteada pela Vijai Electricals.
Sistemas de Enchimento de Óleo a Vácuo:
O enchimento de óleo é realizado por processos semi-automáticos contínuos.
Laboratórios de Ensaios Elétricos:
Além dos testes realizados previamente em seus sub-componentes, cada Transformador é ensaiado imediatamente após o processo de produção em nossos laboratórios. Com isto, assegura-se a entrega de um produto conforme, visando a garantia de que o cliente efetue a instalação de um Transformador confiável.